O adjetivo “holística” vem do grego holos: que se refere ao todo. Os movimentos realizado em cada segmento corporal agem no corpo inteiro permitindo que o aluno encontre sua altitude corporal harmônica.É um método de cuidados corporais que visa a saúde do corpo e da mente. Esta atividade prioriza a qualidade dos movimentos e não a sua repetição mecânica. Os gestos propostos são diferentes e inabituais o que leva a um novo conhecimento do corpo, mais coordenado e livre de tensões desnecessárias, com respostas neuromusculares renovadas. Entre outros, os efeitos deste trabalho são: aumento da consciência corporal e transformação benéfica nos músculos e articulações que repercutem nos órgãos internos, levando à normalização da respiração e das grandes funções do organismo. Para a prática desta atividade utiliza-se diversos materiais como bolas, tubos, sacos de bolinhas de gude, cobras com sementes, tijolos de madeira, espumas em vários formatos, bastões, etc. São recursos que enriquecem essa aula.

A tonificação consciente é um trabalho inovador com enfoque no ganho de massa muscular preservando a agilidade, a flexibilidade e a boa colocação postural propondo um trabalho sobre o tônus muscular resultando em uma musculação adequada e equilibrada. Os exercícios são variados, respeitando os limites de cada aluno. As aulas se iniciam com um aquecimento onde a dança, a coordenação e o equilíbrio são os inspiradores e motivadores.

Pilates é um método de desenvolvimento muscular para quem busca um corpo harmonioso através de um movimento inteligente, eficiente e fluente. É uma atividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle de centro, alinhamento, fluência e integração de movimentos. Há uma ênfase no fortalecimento do centro do corpo na região do abdômen conhecida como casa de força ou “power house”. É o centro que dá estabilidade na movimentação do corpo. As aulas são realizadas no solo, Mat Pilates e nos aparelhos tendo as molas como facilitadoras ou desafiadoras. Não há um trabalho de músculos isolados, todo o corpo é solicitado em cada movimento.

Flymoon® é um equipamento criado pela mestra em Artes Cênicas Clara F Trigo que propicia desafios de coordenação motora, de equilíbrio, força e ludicidade. O trabalho permite através da instabilidade promover ganhos de mobilidade articular e de estabilidade. O balanço que a Flymoon proporciona – tão lúdico e poético – é uma poderosa ferramenta para estimular todos os nossos sistemas de equilíbrio e opera de forma espetacular com o sistema vestibular, responsável pela sua manutenção. O incremento proprioceptivo e a possibilidade de resgatar estratégias de tornozelo são também características que devem tornar esse método um importante aliado nos tratamentos convencionais de quedas. Além de propiciar um “ninar” tão necessário nestes dias de estresse… A prática é realizada em grupos específicos ou como um instrumento dentro das aulas de pilates.

É uma alternativa para os pais diminuir o uso do tablet, computadores e tantos outros objetos eletrônicos. Esta prática  ajudas fortalecer os músculo e a melhorar a concentração e a consciência corporal dos pequenos. É uma forma de prevenção e educação postural. Os exercícios são aplicados de forma lúdica e divertida como uma brincadeira de criança. Entre os ganhos com esta atividade temos o alongamento, o equilíbrio, a socialização e a disciplina.

“Estar presente, é o melhor presente”.

O Move Flow foi idealizado pela educadora do movimento Fernanda Avancine. Desenvolvido com base em estudos sobre a fáscia corporal , tem como objetivo promover alívio das dores, com movimentos simples e fluidos. Em meio ao caos que vivemos nos dias de hoje, é necessário ter um momento para estar presente. Perceber, observar, experimentar e sentir.

Método simples e versátil. Move Flow significa mover fluído, de forma contínua. Da cabeça aos pés, de mão a mão. De fora para dentro, e de dentro para fora. Ele proporciona o ambiente adequado para estimular o sistema neuromiofascial

É uma nova maneira de se movimentar, utilizando a música como fio condutor. A overball é usada em toda aula para perceber a respiração, e também como facilitadora para os exercícios.

Os princípios do Move Flow são baseados em aspectos que unem o corpo e a mente!

MÚSICA, RESPIRAÇÃO, CAMINHOS E FLOW.

A prática dos exercícios promovem benefícios como:
– melhora da consciência corporal, equilíbrio e flexibilidade;
– segurança na execução dos movimentos;
– respeito ao indivíduo e seus limites;
– respiração livre de tensão;
– fluidez pelo poder da música;
– trabalha o tônus adequado para os movimentos;
– estimula a fáscia (nossa roupa interna, órgão dos sentidos);
– alívio de dores na coluna, joelho, quadril, ombro;
– prepara o corpo para atividades mais intensas, evitando lesões.

A música, os movimentos e a textura das bolinhas, promovem uma viagem rica em sensações. O aluno é convidado a perceber seu próprio corpo, e expressar o que sente.

Pode ser praticada em todas as idades.

“SE FAZ SENTIR, FAZ SENTIDO”

O QUE É ACUPUNTURA?

(“Acus”= agulha, “punctura” = punção)

É um método terapêutico milenar, originado na China e difundido no mundo inteiro, onde visa estimular pontos específicos do corpo através da inserção de agulhas finas e também a moxabustão (aquecimento com ervas próximo à pele). É um procedimento indolor, estéril e seguro.

QUAIS SÃO SEUS BENEFÍCIOS?

Promove o equilíbrio geral do organismo e ajusta o fluxo energético do corpo, o que auxilia no tratamento e prevenção de qualquer doença. Todos os sistemas podem ser beneficiados, cardiorrespiratório, linfático, nervoso, digestório, urinário, muscular, reprodutor, endócrino, ósseo e até distúrbios de origem emocional.

EXEMPLOS DO QUE A ACUPUNTURA PODE TRATAR:

  • Enxaquecas
  • Depressão
  • Alergias e problemas respiratórios
  • Problemas circulatórios
  • Problemas gastrointestinais
  • Insônia
  • Fibromialgia
  • Infertilidade
  • Transtornos menstruais, TPM, redução dos sintomas da menopausa.
  • Vícios
  • Dores agudas e crônicas na coluna vertebral, joelhos, quadril, tornozelo, ombros e no corpo em geral.
  • Estresse e ansiedade
  • Entre muitos outros

INDICAÇÕES?

É indicado para todas as pessoas que buscam redução nas dores quanto no tratamento de doenças. Orienta-se uma avaliação com um profissional qualificado para determinar a quantidade mínima de sessões, o que pode variar de pessoa para pessoa. Em geral, é necessário um encontro por semana, especialmente quando o tratamento visa condições crônicas.

A Antiginástica® é um método original de bem estar que permite a cada um se conhecer melhor , se apropriar e habitar seu próprio corpo.

Ela foi criada no começo dos anos 1970 pela fisioterapeuta francesa Thérèse Bertherat, autora do best-seller O corpo tem suas razões.

Os movimentos propostos são sutis, precisos e rigorosos.

Eles levam em conta os pensamentos, emoções e afetos, respeitando a integridade da estrutura corporal, particularmente, as leis mecânicas do corpo, descobertas pela fisioterapeuta francesa Françoise Mézières.

O método se aplica ao ser integral, corpo, mente e espírito intimamente interligados.

No curso das sessões, você vai aprender como se desvencilhar de uma série de crispações, encurtamentos, dores musculares e articulares que o fatigam, o comprimem e que reprimem seus impulsos.

Você descobrirá como ao longo da sua vida, seu corpo sutilmente se organizou,se protegeu e se adaptou.Aprenderá a ter uma percepção e um conhecimento mais íntimos dele, mais justos, mais autônomos.

O profissional guia seus clientes com suas palavras. Ele se utiliza de imagens e conduz a sessão como se conta uma estória.

Em certos momentos, o participante pode tomar a palavra. A expressão das sensações, das emoções, e a reflexão têm seu lugar.

Para facilitar os movimentos ou para ajudar a perceber as diferentes partes do corpo, nós utilizamos bastões de madeira, bolas de cortiça, e almofadas cheias de sementes de painço ou trigo , que batizamos de doudous e duduzinhos.

A fisioterapia funcional é uma atividade em grupo proposta semanalmente com a duração de 50 minutos. Esta prática vem proporcionar ao indivíduo:

– treino de habilidades motoras para as atividades cotidianas

– alongamento e fortalecimento muscular

– eficiência e autonomia esportiva

– prevenção de lesões ou a melhora destas

– treino de equilíbrio

– treino de coordenação motora

– melhora o controle motor.

Esta prática promove um ganho na qualidade de vida, um autoconhecimento e autonomia. Tenha um corpo vivo executando suas atividades de vida diária com uma maior precisão, agilidade e uma excelente distribuição de força pelo seu corpo sem excessos de esforços.

O que é?
É uma técnica craniana onde são trabalhados 32 pontos na cabeça por meio de uma leve pressão, com o propósito de liberação. 

Qual o benefício?
Os seus benefícios vão além de questões físicas e emocionais, ajudando o indivíduo a buscar um maior equilíbrio em sua vida e outros, como:
> Diminuir TriggerPoint,
> Maior relaxamento,
> Alívio de tensões,
> Promover maior equilíbrio entre corpo/mente/espírito
> Melhora de dores crônicas
> Melhora de cefaleias tensionais
> Maior equilíbrio emocional
> Melhora da ansiedade e stress
> Aumenta foco e concentração 

Indicações?
É indicado para todos os indivíduos que buscam melhorar a sua qualidade de vida, à partir dos 13 anos. Orienta-se um mínimo de cinco sessões para as mudança serem percebidas.

O propósito da meditação Mindfulness é nos libertar do padrão de respostas automáticas que fazemos sem estarmos atentos. Fazendo com que fiquemos mais atentos e conscientes dos hábitos que determinam nossa maneira de se comportar e de se relacionar com o mundo.

Exercícios de meditação permitem que possamos fazer uma relação entre nossos pensamentos, emoções e opiniões de maneira mais flexível e racional. O treino intencional da atenção permite que possamos usar determinadas técnicas para nos mantermos centrados e focados, levando a consciência de que pensamentos, emoções e respostas corporais muitas vezes são ativados de modo inconsciente através da maneira natural da nossa mente operar através de pensamentos incessantes muitas vezes remoendo coisas do passado ou projeções futuras.

Mindfulness significa Atenção Plena, mudar os padrões de comportamento e respostas que estamos acostumados e começar a viver uma vida mais centrada no presente e na real sensação que nos acomete, de modo aberto, gentil e com aceitação, uma série de exercícios o ajudam nisso.

Mindfulness ensina a como dar atenção ao que é positivo e belo na vida mesmo em situações estressantes que comumente faz parte do nosso dia a dia. E ver as mesmas coisas com um olhar diferente, uma atitude que leva a apreciação das simples coisas da vida.

“O silêncio ajuda a enxergar o que só é possível ver por dentro”.

A condução desta prática é realizada pela Cinara Bastos.

No atendimento individual as técnicas utilizadas são as Terapias Manuais, Liberação Miofascial, Posturas de RPG e os Movimentos
da Ginástica Holística e do Pilates.

A técnica para o tratamento de cada paciente, é avaliada e proposta de forma única, respeitando o seu corpo de acordo com as suas queixas e a avaliação do profissional.

A indicação para o paciente necessita de um olhar mais preciso e de intervenção manual do terapeuta. Esse tipo de trabalho é realizado nos momentos de quadro doloroso agudo, crônico e nas patologias musculoesqueléticas:

Dentre elas:
• Escolioses
• Hérnias lombares, Cervicais e Torácicas
• Tendinite
• Bursites
• Artroses
• Listeses

Pilates  

  • Segunda-feira: 07:00h, 08:00h, 09:00h, 10:00h, 17:30h, 18:00h, 18:30h, 19:00h

  • Terça-feira: 07:00h, 07:30h, 11:00h, 14:00h, 17:30h, 18:30h, 19:30h

  • Quarta-feira: 07:00h, 08:00h, 09:00h, 10:00h

  • Quinta-feira: 07:00h, 11:00h, 16:30h, 17:30h, 18:00h, 18:30h, 19:00h

  • Sexta-feira: 07:00h, 08:00h, 18:30h

Ginástica Holística 

  • Terça-feira: 08:30h

  • Quarta-feira: 18:45h

  • Quinta-feira: 08:45h

Mindfulness

  • Terça-feira: 19:30h

  • Sexta-feira: 11:00h

Yoga

  • Terça-feira: 18:30h

  • Quinta-feira: 18:30h